6 Regras a teres em conta antes de abrires o teu salão

Muito frequentemente, o empresário pensa que tem um grande conceito e que não precisa de mais nada ! Ele acredita tanto no conceito dele, que fica cego ! O futuro patrão precipita-se, esquecendo as regras básicas de hoje, para abrir um negócio próspero. É essencial gerir a papelada, a contabilidade, os trabalhos de renovação, a compra de equipamento e o recrutamento de pessoal.

Mas há acções de marketing que não devem ser esquecidas. Negligenciá-las comprometerá o teu projeto, especialmente no primeiro ano. Então, aqui estão 6 regras essenciais para o sucesso da abertura do teu business, seja ele cabeleireiro, barbershop ou outro…

1. Usa a tua rede

Alguns meses antes, vais ter de usar os teus próprios contactos, a tua rede. Família, amigos, parentes e conhecidos serão os teus melhores aliados. Eles não hesitarão em falar sobre o teu projeto aos que os rodeiam.  Efeito Bola de Neve garantido ! Por isso, o maior número possível de pessoas tem de saber que vais abrir em breve. Eles têm de saber qual será o teu conceito, os teus serviços, o ambiente, os serviços extras, as marcas usadas e vendidas na loja… Eles devem saber TUDO lol Desta forma, tu vais criar uma loucura para esta futura abertura.

Pede os dados de contacto às pessoas que encontras e se elas estiverem interessadas em receber as tuas notícias. E-mail ou número WhatsApp, poderás enviar-lhes informações, convite VIP, promoções ou artigos do teu site ou redes sociais por exemplo.

2. Constrói uma forte presença na web e abre a tua agenda online

Hoje em dia, um salão de cabeleireiro, salão de beleza, barbershop ou spa não pode passar sem visibilidade na internet. Eu já o fazia em 2012 !!!! E hoje é ainda mais importante, quero que compreendas isso uma vez por todas ok. Lembra-te de que muitos compromissos com profissionais de beleza passam por uma pesquisa no Google. Um potencial cliente vai procurar no Google : ao digitar “salão, instituto ou spa + uma cidade”, por exemplo, o nome do teu negócio deve aparecer nos primeiros resultados.

Portanto, cria um site ou rede social no qual a cliente vai encontrar conteúdos e informações de qualidade que dão valor a tu marca (por marca eu entendo a TUA Signature e não as marcas que utilisas). Não precisas de gastar uma fortuna para criares o teu site. Os teus clientes poderão então fazer uma marcação facilmente graças à função de reserva online ou comprar um produto ou um cartão de oferta graças à loja online.

Outra vantagem : assim que abrires, a tua agenda será preenchida com marcações 24/24 e 7/7 sem fazeres quase nada.

3. Tirar partido das redes sociais

Outra vantagem : assim que abrires, a tua agenda será preenchida com marcações 24/24 e 7/7 sem fazeres quase nada.

4. Organiza uma « Portas Abertas »

Não há como fugir agora. Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, Snapchat, Twitch, ClubHouse, WhatsApp Business, e muitas mais… Começa a utilizar as redes sociais muito antes da abertura do teu business. Criares um buzz a volta do teu futuro salão. Informa os teus seguidores sobre o progresso do teu trabalho, os tratamentos originais que vais oferecer, um novo colaborador na tua equipa. Também as tuas fontes de inspiração, os teus parceiros.

Convida os teus seguidores a reagir, a votar nesta ou naquela cor de tinta para os muros… Envolve-os no projeto ! Partilha artigos sobre a tua actividade para fazer de ti uma referência e o facto de estares nas tendências. Partilha imagens inspiradoras … Dependendo da clientela visada claro, favorece esta ou aquela rede social.

O tempo médio nas redes é de mais de 1h por dia. (sem contar a pandemia, confinamento, etc..) Os jovens de 18-24 anos representam quase metade no Snapchat. Enquanto os de 35-55 anos representam quase 40% no Facebook. Queres lançar uma rede larga ? Instagram apresenta uma distribuição bastante uniforme de todas as gerações. Tens dos 18 aos 64 anos de idade e, por vezes, com o mais forte potencial de vendas.

5. Cria um bom slogan, o Teu slogan

Certamente já encontraste o nome do teu business. Completa-o com um slogan que só tu vais usar em todas as campanhas de comunicação e ações promocionais. Deve ser profundo, significativo e revelar o que o cliente vai encontrar em « tua casa » e em nenhum outro lugar. Por exemplo: “Sentir-se bem e sair da rotina”, ou “Sentir-se único e diferente”. Ou “Uma bolha de bem-estar no coração da cidade”… Uma espécie de diretriz. Sempre com um objetivo preciso e focado, como uma extensão do nome do teu salão.

6. Confia na imprensa local

Deves estar presente nos eventos locais. Dá-te a conhecer às associações de bairro. Aproveita as actividades na comunidade que já existem e nas quais precisas de te integrar. Ao dares-te a conhecer e assim o teu próprio projecto, irás adquirir uma boa reputação. Isso faz com que as pessoas queiram vir e descobrir o teu conceito. Entra em contacto com os médias locais e regionais. Isso ajuda para anunciares a tua próxima abertura, que eles terão prazer em retransmitir nas suas colunas e online.

Para isso, contacta o editor ou o chefe da secção de notícias local. Apresenta o teu espaço e conceito, a data de abertura, os serviços oferecidos e, se possível, boas fotos para ilustrar. Este kit de imprensa deve ser claro e conciso. Os jornalistas são muito procurados e um documento demasiado longo e não suficientemente explícito pode desencorajá-los e deixarem-te de lado. Não hesites em propor uma reunião para apresentares tu mesma o teu projeto.

Penso que compreendeste que todos os canais são bons para promover o teu salão, antes do dia D. Desde a tia Maria aos amigos, redes sociais à imprensa local ou associações de bairro, utiliza tudo para a tua comunicação!

Quanto mais se fala do teu conceito, mais se desperta a curiosidade e, portanto, o desejo. O teu espaço de beleza e bem estar pode ainda não estar aberto, mas a tua agenda pode estar cheia graças às tuas acções de comunicação! Foi o que me aconteceu.. e garanto-te que é muito trabalho e desempenhe mas vale a pena !!!

Beijinhos Grandes,

Tania R

Vous aimerez aussi...