Tudo o que precisas de saber sobre as melhores luvas de cabeleireiro

Que luvas utilizar num salão de cabeleireiro ?

As mãos dos cabeleireiros são frequentemente expostas à água, a produtos químicos, ao contacto directo com o público, mas também ao uso de ferramentas abrasivas. As profissionais do sector beleza e além na verdade…

Muitos profissionais não querem luvas! Falta de tempo, perda de conforto e destreza, etc.. Mas a preservação das mãos é essencial. É da responsabilidade do gerente da empresa fornecer gratuitamente aos trabalhadores este tipo de equipamento.

Ter stock que chegue de luvas de qualidade para te proteger a ti e aos teus funcionários é a base. É importante teres sempre o teu inventário a dias e bem organizado para que não te falte nada. Ter sempre o material de base, além do resto que se deve ter num salão de cabeleireiro e de beleza, também é do teu dever.

Quais são os riscos de não usar luvas ?

As luvas são equipamentos de protecção individual (EPI). Elas são concebidas para proteger as mãos do profissional. Elas ajudam a prevenir doenças de pele (dermatoses, eczemas ocupacionais, etc.) relacionadas com o contacto com produtos químicos. Tens de levar a sério os riscos de exposição a agentes biológicos e agressões térmicas e mecânicas. Isso é muito pouco falado a meu gosto.

Cabeleireiros, esteticistas e profissionais de unhas (manicure, pedicure, próteses de unhas) estão em contacto directo e frequente com o público. Também manuseiam produtos químicos e utilizam ferramentas com elevado poder abrasivo. Sobretudo as colorações em cabeleireiros e alguns produtos especificos as estetecistas e estilistas de unhas. Portanto, por favor, sempre utilizar luvas e mascaras adaptadas mesmo fora covid. A tua saúde depende destes « pequenos » gestos.

Quando usar luvas ?

As luvas são usadas em cabeleireiros, cuidados de beleza e serviços de unhas. Servem para proteger o profissional do contacto com produtos químicos, exposição a riscos biológicos. Mas também quando se utilizam ferramentas abrasivas que podem arranhar a pele ou riscos de transmissão de doenças da pele.

No que respeita aos riscos químicos, são utilizadas luvas em todas as fases do serviço técnico. Seja na preparação do produto, aplicação, enxaguamento / shampoo e limpeza do equipamento. As luvas com mangas grandes também protegem os antebraços contra salpicos de água e produtos químicos. A sua utilização é fortemente recomendada para limpeza, por exemplo.

As toalhas e penteadores são também importantes para a higiene do teu salão.

Se o profissional ou cliente tiver lesões cutâneas ou do couro cabeludo, isso é uma condição potencialmente transmissível. É necessário proteger-se a si próprio e aos outros de qualquer risco de transmissão de agentes biológicos. Nesses casos, devem ser usadas luvas de utilização única. As luvas de Nitrilo, porque são as únicas a proteger de bactérias e virus, e de qualidade médica! Por exemplo, para alguns serviços de depilação, o uso de luvas de utilização única é altamente recomendado. (obrigatório no meu senso)

Algumas ferramentas como as limas de unhas têm propriedades abrasivas que podem arranhar a pele da profissional. Neste caso, a utilização de luvas e/ou de dispositivos de protecção pode proteger eficazmente o operador.

Mas afinal qual é o melhor tipo de luvas para cabeleireiro ?

As luvas utilizadas pelos profissionais de beleza são essencialmente de látex, vinil e nitrilo. Apresento então aquilo que acho ser os 3 melhores tipo de luvas que deverão ser usados no mundo da beleza :

1 – Luvas de Látex

Começamos com as luvas de látex, em pó ou não, umas das melhores luvas de cabeleireiro. São resistentes à água e a produtos químicos. Mas podem provocar muitas alergias. Num cabeleireiro é desaconselhado porque arrepela muito a cliente, quer seja na aplicação de uma cor, que seja no shampoo. Por isso, desaconselho totalmente.

2 – Luvas de Vinil

Em seguida, as luvas de vinil. Estas luvas de cabeleireiro são altamente compatíveis com a pele, pelo que o risco de alergias é reduzido. Contudo, as luvas de vinil deveriam geralmente ser menos utilizadas pelos profissionais. Elas não protegem de nada, a não ser da sujidade.. Permitem trabalhar com destreza mas o Cabeleireiro, não está protegido nos trabalhos químicos normais de um salão.

3 – Luvas em Nitrilo

Por último, apresento como as melhores luvas de cabeleireiro as luvas em nitrilo, em pó ou não. Têm todas as vantagens das luvas de látex. Com as desvantagens em menos : elasticidade, destreza, precisão, facilidade de calçar e, sobretudo, ausência de risco de alergias. A utilização de luvas em nitrilo é fortemente recomendada por todos os envolvidos na prevenção dos riscos profissionais, devido a utilisação de química, de contacto com pessoas infetadas por inflamações da pele, bactérias e virus como falei no video.

Precauções na utilização de luvas

Nos serviços de beleza (cabeleireiros, cuidados de beleza, cuidados com as unhas), enquanto a maioria das luvas utilizadas são de uso único, alguns tipos de luvas podem ser reutilizadas. Neste caso, são recomendadas precauções. Em primeiro lugar, por razões lógicas de higiene, as luvas são pessoais e de utilização única, pelo que não é possível qualquer troca ou empréstimo entre profissionais. Em segundo lugar, as luvas não se enrolam para serem novamente utilizadas, o que expõe o profissional a agentes químicos e biológicos, mesmo que as luvas tenham sido lavadas. Para maior segurança, verifique sempre se as luvas não estão porosas ou perfuradas.

Não bebas, comas ou fumes enquanto estiveres a usar luvas – Lê as Fichas de Dados de Segurança do Material (MSDS) fornecidas pelo fabricante ou distribuidor.

Tens de ter as mãos limpas e secas antes de usares luvas, mesmo luvas de uso único, não dispensa a lavagem das mãos. Reduz o uso do pó de talco, pode dar cancro e não é necessário para usares as luvas. Prefere também comprar luvas sem pó.

As jóias no trabalho

O uso de anéis é realmente de evitar, favorece a maceração com transpiração entre a pele e o anel e, dependendo do relevo da joalharia, o anel pode facilmente desgastar a luva prematuramente : buraco ou rasgão que poderia causar a exposição profissional a agentes químicos ou biológicos.

As luvas de látex são amplamente utilizadas por cabeleireiros e esteticistas por muitas razões. Elas são as preferidas pelos seus aspectos práticos e económicos, mas muita atenção com as alergias e o facto que no cabeleireiro, arrepelam e não se consegue trabalhar corretamente com elas porque o cabelo agarra-se a elas. 

Também são frequentemente a causa de alergias a látex em cabeleireiros e esteticistas.

Prático e económico mas pensa na TUA saúde em primeiro !

As luvas de látex são preferidas pelo seu preço muito atractivo. A sua elasticidade proporciona um toque muito bom para os utilizadores, muitas vezes em comparação com uma segunda pele.

No entanto, as luvas de látex não têm apenas vantagens, os riscos de alergias são cada vez mais frequentes.

Os riscos de alergias ao látex

Apesar dos seus aspectos práticos e económicos, sabe-se que as luvas de látex são uma causa frequente de alergias ao látex entre cabeleireiros e esteticistas na Suíça que eu conheço muito bem e noutros locais.

Por todas estas razões, os serviços de saúde no trabalho recomendam o uso de luvas em nitrilo. Embora sejam um pouco mais caras, as luvas em nitrilo oferecem as mesmas vantagens que as luvas em látex, com menos desvantagens, sem alergias por exemplo..

O Cabeleireiro deve usar luvas por várias razões.

Os profissionais estão expostos a riscos biológicos e químicos, do shampoo até ao finish !

Existem várias qualidades de luvas, que são oferecidas no mercado de cabeleireiros e esteticistas. Económicas e muito práticas, as luvas de látex são as mais vendidas. Por outro lado, as luvas de vinil são menos práticas devido à sua falta de elasticidade e nenhuma proteção química, bactericida e sem contar os virus, etc… Finalmente, as luvas em nitrilo são menos conhecidas porque são um pouco mais caras e estão agora a entrar em vigor no mercado dos profissionais de beleza. Vamos descobrir em conjunto todas as vantagens das luvas em nitrilo.

Risco biológico

Para se protegerem a si próprios e aos outros, os cabeleireiros usam luvas para se protegerem do contacto com as côres, o couro cabeludo inflamado, etc.. por exemplo. Para uma melhor destreza, muitos cabeleireiros preferem luvas de látex, veremos que existem alternativas de qualidade. As luvas de vinilo são frequentemente negligenciadas por luvas de má qualidade (mas attenção, elas protejam somente da sujidade, nada mais!).

O risco químico

Com os serviços técnicos de coloração, descoloração e outros, como os serviços de styling (alisamento e permanentes), os cabeleireiros estão frequentemente em contacto com produtos químicos. Para prevenir os riscos de alergias e doenças profissionais que podem provocar a paragem do trabalho, é necessário proteger-se, usando luvas de vinilo.

Luvas em nitrilo

As luvas de látex estão a causar cada vez mais alergias. Para evitar este tipo de alergia, devem ser privilegiadas as luvas em nitrilo.

Ao contrário das luvas em vinil, as luvas em nitrilo oferecem uma excelente elasticidade, uma luva de alta qualidade: as vantagens do látex, menos as desvantagens !

Em conclusão

O uso de luvas de utilização única, de preferência luvas em nitrilo, protege eficazmente os profissionais de beleza das doenças de pele profissionais e dos riscos relacionados com agentes biológicos. Cabe ao gestor da empresa assegurar o cumprimento destas medidas de prevenção dos riscos profissionais.

Beijinhos Grandes,

Tania R

Vous aimerez aussi...