Compreende e estimula o crescimento do cabelo

Um corte de cabelo ruim pode ser traumático, e quando acordas todas as manhãs esperando, contra todas as probabilidades, que o teu cabelo tenha sido milagrosamente reparado da noite para o dia. Que os meses passam antes que possas encontrá-lo da maneira que desejas, o tempo parece super longo nesses momentos.

O cabelo cresce, em média, de um centímetro a dois centímetros por mês. Satisfeito ? Na verdade não.

De fato, o cabelo cresce a uma taxa média de 1 cm por mês ou 12 cm por ano. Somos fortes em matemática. No entanto, os nossos cabelos nem todos crescem na mesma velocidade e variam de acordo com a região do corpo (aqui em média) :

  • Crescimento do couro cabeludo – 0,36 mm / dia
  • Crescimento de pestanas e sobrancelhas – 0,16 mm / dia
  • Crescimento de pelos na barba – 0,38 mm / dia

A taxa de crescimento do cabelo também é afetada por sexo, idade, cor do cabelo e etnia, os quais influenciam a rapidez com que o cabelo cresce. Por exemplo, o cabelo asiático cresce mais rapidamente (1,5 cm / mês), enquanto o cabelo africano (0,8 cm / mês) cresce mais lentamente. Para cabelos caucasianos, o crescimento mensal é em média de 1 cm / mês.

Os pesquisadores mostraram que o cabelo cresce mais rápido no verão do que no inverno em mais de 10%. Na verdade, o crescimento do cabelo está simplesmente ligado à boa saúde do cabelo e à boa saúde geral da pessoa. Isso inclui a qualidade do tempo de sono, boa alimentação ( mais perguntas sobre alimentação e suplementos, fale com à Tania da equipa do OPente). Como belas plantas, os nossos crânios florescem mais na primavera do que no outono e precisam de sol e pequenos gestos de atenção todos os dias.

Como acelerar o processo ?

Vamos voltar ao nosso problema embaraçoso de cortes de cabelo fracassados, o que levanta essa importante questão da velocidade com que o cabelo cresce normalmente. Porque a verdadeira questão por trás da rapidez com que o cabelo cresce é se existem maneiras de acelerar esse processo.

O cabelo humano cresce a uma taxa de cerca de meio milímetro por dia, que é a velocidade média com que o cabelo cresce. Portanto, as pessoas que esperam que seus cabelos voltem a crescer após um corte particularmente terrível devem ser pacientes. Isso levou muitas pessoas a procurar maneiras de estimular ou acelerar a rapidez com que o cabelo cresce, mas é realmente possível ?

Antes de tudo, deve-se entender que o cabelo é um material muito simples, composto principalmente de queratina a 95%, uma proteína fibrosa e helicoidal, utilizada na composição da pele e em todos os tegumentos (cabelos, unhas, etc.) e outros elementos como enxofre. O conteúdo de enxofre do teu cabelo é o motivo pelo qual ele cheira tão mal quando queimas um dos fios com um fósforo (repetir o corte do cabelo com um maçarico não é uma opção).

Uma dieta saudável e equilibrada pode desempenhar um papel na rapidez com que teu cabelo cresce. Portanto, é possível acelerar a velocidade com que o cabelo cresce, promovendo o desenvolvimento de queratina, proteína na base da fibra capilar e cuja produção afeta necessariamente a rapidez com que o cabelo cresce. A melhor maneira de fazer isso é comer uma dieta saudável e equilibrada, rica em queratina e nas proteínas ou vitaminas que o teu corpo precisa para produzir queratina. A queratina é encontrada em vegetais como brócolis, couve, alho-poró, cebola e alho, ou em outros alimentos como peixe. Também é recomendável incluir fontes de proteína na sua dieta para promover a produção de queratina, como carnes magras, aves e ovos ou aumentar tua ingestão de vitamina C, biotina e cistina.

Outra maneira segura de estimular o crescimento e melhorar a saúde geral do teu cabelo é através do fluxo sanguíneo no couro cabeludo. Uma das melhores maneiras de estimular o sangue através dos vasos sanguíneos do couro cabeludo, além de uma massagem na cabeça, é o exercício regular. Quando o teu ritmo cardíaco aumenta, o sangue é injetado em todas as partes do corpo; portanto, um pequeno exercício diário pode manter os cabelos cheios de nutrientes e sangue oxigenado. Isso pode fortalecer a linha do cabelo, remover toxinas das glândulas sebáceas e manter o tecido saudável e forte. Mas atenção, nem todas as massagens são adequadas (sei muito bem que nos cabeleireiros a maioria faz massagens tão bem como a minha maquina de lavar roupa… então forma-te OK, vai ver a minha massagem Mandara exclusiva)

  • A terapia de reversão, como o nome sugere, envolve passar longos períodos de tempo para trás. Por mais de dois milênios, o ato de inverter seu corpo em direção à Terra e fazer a cabeça foi usado para aumentar significativamente o fluxo sanguíneo para a cabeça, além de alongar a coluna e aliviar a tensão. Esse grande fluxo sanguíneo na cabeça também é uma maneira eficaz de remover toxinas, prevenir a perda de cabelo e acelerar o crescimento do cabelo.

De fato, para pessoas que perdem os cabelos ou sofrem de calvície masculina, a terapia de inversão provou ser um tratamento eficaz para recuperar o cabelo perdido! Existem vários dispositivos e métodos para praticar a terapia de inversão, mais simples do que ficar de cabeça para baixo, mas talvez mais caros!

O que devo evitar para diminuir a velocidade do crescimento do meu cabelo ?

Além das coisas que podes fazer para melhorar o crescimento do cabelo, há também algumas coisas que devem ser evitadas. Ou seja, colocar toneladas de produtos químicos no teu cabelo, seja para pentear ou para mudar a tua cor. Esses produtos químicos agressivos podem danificar permanentemente o cabelo.

Ao contrário de produtos naturais, como o fermento de cerveja, pode fortalecer o cabelo e estimular o seu crescimento, graças à sua alta composição de sais minerais, aminoácidos e vitaminas. Esse também é o caso de certos óleos essenciais de tomilho ou lavanda disponíveis, que eu conheço muito bem.

Silêncio ! Está a crescer !

Podemos acelerar o tempo para o cabelo crescer mais depressa ? Portanto, não há milagres para promover a velocidade com que os nossos cabelos crescem. A solução é encontrada em pequenos gestos diários que contribuirão para a sua boa saúde. O cabelo é um bom indicador da saúde geral de uma pessoa. Portanto, se recomeçares a comer bem, a dormir bem, a cuidar bem do cabelo, a praticar desporto, a massagear a sua cabeça, a usar óleos essenciais e a não colocar toneladas de produtos químicos neles, isto são muitos gestos que embelezam o teu cabelo ! Mas, acima de tudo, marque uma consulta com uma cabeleireiras da academia Tania R da próxima vez, para evitar esses contratempos com cortes de cabelo que lamentamos por dias e meses. Vais de certeza encontrar a tua pérola e saber tudo sobre o teu cabelo e como cuidá-los no dia a dia para ficarem mais lindos e mais fortes.

Beijinhos Grandes,

Tania R

Vous aimerez aussi...